5 dicas para quem quer aprender a programar

by leonardo. Nov 29, 2017 10:39.

5 dicas para quem quer aprender a programar | gauntē marketing digital

Agora já fazem mais de 16 anos desde que escrevi minhas primeiras linhas de código, e durante todos esse anos foram muitas as pessoas que me pediram dicas de como começar ou perguntaram quais passos eu segui.

Então aqui vão algumas dicas

1. Aprenda o essencial

Parece óbvio, mas muita gente não faz. Todo programador precisa entender os conceitos básicos de lógica, independente da linguagem.

Escolha uma sintaxe inicial (eu recomendo JavaScript) e aprenda como fazer o básico neste idioma: imprimir na tela, usar contadores, loops, receber e enviar dados... tenha um bom entendimento desses processos, porque eles são blocos de construção fundamentais para todos os programas.

2. Siga um modo de aprendizagem não linear

O que isso significa? Simples, não se prenda ao padrão A-Z de aprendizagem acadêmica.

Algo comum quando se estuda outras matérias (história, geografia...) é pegar um livro e ler do primeiro capítulo para o último, geralmente não vai surtir o mesmo efeito com programação.

Não há nada de errado com esse método, mas, de acordo com a minha experiência, a melhor maneira de aprender é ignorar partes específicas do idioma que resolvem problemas específicos. Isso só vai confundir quem está começando.

3. Construa um primeiro projeto

A melhor maneira de aprender programação da maneira não-linear é com um projeto real - ao fazer isso, você poderá:

  • Se familiarizar com os principais conceitos de um idioma;
  • Aprimorar uma grande habilidade necessária por cada programador;
  • Correção ou depuração de erros;

A maioria dos tutoriais de programação não abordam os principais erros que você enfrentará, mas uma aprendizagem baseada em projeto irá trazê-los a tona.

Ao resolver esses erros, você se tornará um solucionador de problemas.

4. Seja Paciente

Tudo isso que mencionei não pode ser feito sem paciência extra no seu arsenal. Nada vai funcionar na primeira tentativa, posso afirmar.

Os erros serão inúmeros em todos os passos desse caminho, sua paciência é o que fará a diferença. Saber lidar com frustração e mudar a abordagem quando algo demora muito a ser resolvido.

5. Junte-se a comunidades de desenvolvedores

Não seja um lobo solitário, procure uma comunidade de desenvolvedores onde você terá contato com pessoas para ajudá-lo durante a jornada.

Happy Coding!

2017-11-29Gauntē Marketing DigitalGauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+1-321-701-5541contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/5-dicas-para-quem-quer-aprender-a-programar.jpg19201080
Gauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+1-321-701-5541contato@gaunte.comsalesGauntē Marketing DigitalCriação de Sites e Lojas Virtuais, Otimização de Busca (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlog5 dicas para quem quer aprender a programar
artigos

artigos recentes

contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp