Como e porquê o JavaScript foi criado?

by leonardo. Dec 03, 2017 19:24.

como e porquê o javascript foi criado? | gauntē marketing digital

O Javascript dispensa apresentações, além de uma sintaxe simples ele é a linguagem de programação mais utilizada no mundo. Neste artigo você vai conhecer um pouco da história desse que é "a must learn" para todo programador

Pode não parecer, mas o JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e de interpretação. Justamente com HTML e CSS, o Javascript é um dos 3 pilares que sustentam a rede mundial de computadores (World Wide Web). Mas o JS é o principal responsável por tornar as páginas da web interativas.

Mas como e porquê o JavaScript foi criado?

Em 1993, surgiu o Mosaic da NCSA, que viria a ser o primeiro navegador web que caiu no uso popular, logo em seguida (1994) uma empresa chamada Netscape foi fundada para explorar o potencial da incipiente World Wide Web.

A Netscape, baseada na idéia do Mosaic, criou o navegador de mesmo nome da empresa "Netscape Navigator", que foi dominante em toda a década de 1990. Muitos dos desenvolvedores originais do Mosaic passaram a trabalhar no Navigator, mas as empresas voluntariamente decidiram não compartilhar o código.

Após algum tempo, a Netscape percebeu que a WWW precisava se tornar mais dinâmica, para realizar tarefas simples como verificar se os usuários inseriam valores corretos em um formulário. Algo dessa natureza precisaria enviar os dados para um servidor, para esse interpretasse os dados e retornasse um output.

Em 1995, a Netscape contratou Brendan Eich com a promessa de deixá-lo implementar Scheme (um dialeto Lisp) no navegador. Mas antes que ele pudesse começar, a Netscape colaborou com a empresa de software e hardware Sun (atualmente de propriedade da Oracle) para incluir sua linguagem de programação mais estática, Java, no Navigator.

Como conseqüência dos 2 movimentos acima, iniciou-se um debate sobre a razão pela qual a Web precisava de duas linguagens de programação: Java e uma linguagem de script (Scheme/Lisp). O que se sabe hoje é que a seguinte explicação saiu vencedora do debate:

Pretendemos fornecer uma linguagem intermediária, no inglês "glue language" para que designers e programadores que estavam construindo o conteúdo da Web pudesse cuidar de tarefas simples (formulários e interações, etc.) além de criar um mecanismo de conexão entre front-end e back-end. Já o Java seria uma linguagem usada por programadores para construir componentes e automatizar suas interações de forma mais completa.

Nos anos seguintes a Netscape decidiu que uma linguagem de script deveria ter uma sintaxe semelhante ao Java. Isso excluiu a adoção de linguagens existentes, como Perl, Python, TCL ou Scheme.

Para defender a ideia do JavaScript contra propostas concorrentes, a Netscape precisava de um protótipo. Eich então escreveu em 10 dias, e lançou em maio de 1995 o primeiro modelo de código de JavaScript, denominado Mocha, cunhado por Marc Andreessen.

O marketing da Netscape mudou seu nome para o LiveScript, por motivos de marca registrada e porque outros produtos da Netscape já utilizavam o prefixo "Live". No final de novembro de 1995, o Navigator 2.0B3 saiu incluindo o protótipo do LiveScript, que continuou sua existência inicial sem grandes mudanças.

No início de dezembro de 1995, o impulso de Java cresceu e o idioma foi renomeado novamente, para o seu nome definitivo, o JavaScript.

2017-12-03Gauntē Marketing DigitalGauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+1-321-701-5541contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/como-o-javascript-foi-criado.jpg19201080
Gauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+1-321-701-5541contato@gaunte.comsalesGauntē Marketing DigitalCriação de Sites e Lojas Virtuais, Otimização de Busca (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogComo e porquê o JavaScript foi criado?
artigos

artigos recentes

contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp