Estudo aponta anúncios manipuladores em aplicativos para crianças

by hanna. Nov 03, 2018 14:31.

estudo aponta anúncios manipuladores em aplicativos para crianças | gaunte - agência de marketing

Um estudo recente realizado pela Universidade de Michigan, EUA mostra que aplicativos feitos para crianças de até 5 anos implantam táticas manipuladoras para entregar anúncios, levantando questões sobre a ética do design de software infantil e a proteção ao consumidor.

Não é de hoje que propagandas vêm afetando a saúde e o psicológico de crianças e adolescentes. As propagandas presentes em aplicativos infantis atuam de forma apelativa, usando recursos de distração, abordagens potencialmente manipulativas e conteúdo que muitas vezes não são adequados à idade.

O mesmo estudo afirma que nos anos 70, crianças não eram expostas a tantos tipos de mídia como ocorreu a partir da criação da internet. Ao público infantil, chegavam somente as mídias tradicionais como televisão e rádio. Além disso, os pais tinham maior controle de decisão sobre o que era apropriado ou não para o consumo dos filhos. Mas desde o início dos anos 90, a publicidade infantil perdeu muito da sua inocência e hoje, liderada pela indústria de brinquedos e alimentos, que fomenta a insaciedade que tanto afeta os nossos pequenos. E o pior: longe dos olhos zelosos dos pais, que estão cada dia mais ocupados.

As propagandas condicionam nossos filhos a relacionarem felicidade ao consumo.

Sob a influência da publicidade na web, jogos ou da TV, as crianças acabam relacionando pensamentos criados pela simbologia das propagandas e seus desejos e vontades. Nessa fase o público infantil desenvolve o raciocínio abstrato e esquece os objetos, a influência da publicidade pode distorcer esse processo, mostrando aos menores uma infinidade de ligações subjetivas entre produtos e imagens, fazendo com que eles projetem nos produtos ofertados ideias falsas referentes à felicidade e à autoafirmação.

Em suma as propagandas condicionam nossos filhos a relacionarem felicidade ao consumo. Aplicativos populares para crianças em idade pré-escolar estão cheios de conceitos de marketing meticulosamente pensados para tirar vantagem injusta das vulnerabilidades do desenvolvimento infantil. Disfarçar anúncios como parte de um jogo e usar personagens de desenhos animados para induzir as crianças ao impulso de comprar não é apenas antiético, mas ilegal - ou ao menos deveria ser.

2018-11-03Gaunte - Agência de MarketingGaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales https://gaunte.com/images/blog/anuncios_kids.jpg19201080
Gaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales Gaunte - Agência de MarketingUm novo conceito de agência de marketing - especializados em engajamento online, websites, lojas online (ecommerce), otimização para google (seo), mídias sociais, identidade visual e mais.Homehttps://gaunte.comBloghttps://gaunte.com/blogEstudo aponta anúncios manipuladores em aplicativos para criançashttps://gaunte.com/blog/estudo-aponta-anuncios-manipuladores-em-aplicativos-para-criancas

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

e. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. portfolio

A expertise de uma grande agência sem os custos que inviabilizam o seu projeto.