Glossário de Otimização para Anúncios de Busca (SEA)

by leonardo. Jan 10, 2017 13:13.

glossário de otimização para anúncios de busca (sea) | gaunte - marketing digital

Anúncio para ferramenta de busca ou SEA se refere aos anúncios mostrados em sites, redes sociais ou nos resultados das pesquisas. Para criar um anúncio online você deve usar algumas plataformas, a mais conhecida delas é o Google AdWords e o Facebook Ads. Essas plataformas são criadas exatamente para isso: mostrar o seu anúncio para usuários enquanto eles navegam na internet.

Para entender um pouco melhor como funciona o anúncio para a ferramenta de busca, selecionamos alguns termos fundamentais.

1. Direcionamento

De acordo com a rede de conexões, o direcionamento pode ser feito de diversas formas. Alguns dos mais comuns abaixo:

Por palavra-chave que é o termo relacionado ao seu tema específico que as pessoas introduzem na ferramenta de busca para achar o produto ou serviço pelo qual estão procurando. Para configurar uma campanha com foco na palavra-chave você deve inserir aquelas palavras que combinem com o seu anúncio.

Por área de atuação ou idioma, fundamental para atrair potenciais clientes em determinada regiao geografica. Além dessas possibilidades há ainda formas de filtrar apenas dispositivos móveis, por exemplo. Direcionamento por audiência, que limita os anúncios mostrados apenas para pessoas que já visitaram o seu site, esta estratégia é chamada de redirecionamento ou remarketing.

Existem ainda outras possibilidades de rede de exibição, nas quais você pode disponibilizar a imagem do seu anúncio. Você pode configurar os anúncios para aparecerem de acordo com palavras-chaves, que segue o mesmo princípio da rede de pesquisa.

Já o direcionamento contextual ou por tópico exibe os seus anúncios apenas em websites com as mesmas palavras-chaves ou assunto que você selecionou.

2. Páginas de destino

A página de destino é a página para a qual os consumidores são destinados após clicarem no seu anúncio. Quando você cria um anúncio, é necessário especificar uma URL final para a qual o seu visitante será encaminhado. O endereço da página de destino e da URL final devem compartilhar o mesmo domínio. A página de destino (landing page) é uma parte muito importante do Marketing Online, ela define a relevância da sua página, uma vez que muitas empresas oferecem inumeros serviços.

Um exemplo prático é um escritório de advocacia que atua com várias especialidades e pode criar campanhas e páginas de destino especificas para Direito Trabalhista, de Família etc.

3. Bid/Proposta

O bid é o valor que você está disposto a pagar para mostrar o seu anúncio nos resultados da ferramenta de busca e, assim encorajar as pessoas a clicar neste anúncio.

4. Impressão

Impressões são o número de vezes que o seu anúncio aparece nos resultados das pesquisas feitas pela ferramenta de busca ou em websites do Google. Cada vez que o seu anúncio é mostrado em algum lugar, isso conta como uma impressão.

5. Índice de qualidade

Durante o processo de SEA, existe um ranking de todos os anúncios publicados. Isso significa que quando um usuário busca uma palavra-chave na ferramenta de busca, todos os anúncios serão mostrados de acordo com este ranking. A posição do seu anúncio vai depender do seu indice de qualidade, e não apenas do seu bid (proposta - a quantia de dinheiro que você está disposto a pagar).

O índice de qualidade é marcado em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a melhor nota. Esta nota é composta por 3 elementos: taxa de cliques esperada para o seu anúncio, a relevância do seu anúncio e a qualidade da sua página de destino. Ter um alto índice de qualidade permite você a diminuir o custo do seu anúncio e ainda melhorar a sua posição.

6. Campanha

Quando você cria uma campanha no Google Adwords ou Facebook Ads você tem a possibilidade de organizar esta campanha adicionando um grupo. Um grupo adicional contém anúncios, palavras-chave e bids distintos. Esses grupos adicionais compartilham do mesmo orçamento e direcionamento e ajudam você a organizar sua campanha por produtos ou serviços oferecidos. A sua conta no adwords pode conter um ou mais campanhas e cada campanha pode conter um ou mais grupos.

7. Taxa de cliques

Taxa de cliques (CTR - do inglês Click Through Rate) é a medida do número de cliques recebidos no seu anúncio dividido pelo número de impressões do seu anúncio ou quantas vezes o seu artigo foi visualizado.

A taxa de cliques é um bom indicador para saber como as suas palavras-chaves estão atuando, e é um dos melhores indicadores para saber se as pessoas tem clicado em seus anúncios, o que também ajuda a melhora-lo caso ele não esteja sendo tão eficaz quanto o esperado.

8. Custos por clique

O custo por clique (CPC) é uma opção de pagamento. Este custo corresponde ao valor máximo que você está disposto a pagar por cliques no seu anúncio. Um custo por clique alto, normalmente, ajuda você a conseguir uma posição boa e melhorar o seu ranking.

9. Custo por impressão

O custo por impressão (CPM - do inglês Cost Per Mille) é uma opção de pagamento que permite que você pague a cada 1000 impressões do seu anúncio. Esta opção está disponível apenas para rede de Display.

Similar ao CPM é o vCPM. vCPM tem o mesmo principio que o CPM mas você paga apenas pela impressões visualizadas. Esta é uma boa opção já que alguns artigos podem ser marcados como visualizados, mas eles não foram vistos porque o anúncio estava no final da página. Para contar como uma visualização com o vCPM, o visitante deve passar mais de 1 segundo na tela onde o seu anúncio será mostrado. Também há o eCPM, que permite você comparar as suas campanhas em CPC e COM quando elas estão ameaçando uma a outra na rede de display.

10. Custo por ação

O custo por ação é uma boa opção para obter mais ação no seu website. Você só precisa definir quais tipos de ação você espera da sua campanha. Ações possíveis são: inscrever-se para receber newsletter, preenchimento de formulário, compartilhamento em redes sociais, ganhar uma orçamento ou compra, etc.

Com o custo por ação, você seleciona o quanto está disposto a pagar por cada visitante que aceitar a ação proposta pelo seu site.

2017-07-07Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/glossario-de-otimizacao-para-anuncios-de-busca.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogGlossário de Otimização para Anúncios de Busca (SEA)

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp