Edge Computing e IoT: O que é e por que isso importa?

by leonardo. May 07, 2018 13:52.

edge computing e iot: o que é e por que isso importa? | gaunte - agência de marketing

À medida que a Internet das Coisas (IoT) se expande a cada novo smartphone e dispositivo Siri, a computação de ponta (Edge Computing) se torna uma parte maior da conversa, pois empresas começam a lidar com os enormes volumes de dados produzidos por esses mesmo dispositivos.

Em breve, as organizações poderão decidir não apenas quem fornecerá seus serviços de coleta e processamento de dados, mas também onde.

Em suma, Edge Computing é quando você gera, coleta e analisa dados na "ponta" ou onde os dados são gerados, e não em servidores e sistemas centralizados, comumente chamados de nuvem.

Embora o conceito de Edge Computing ainda não seja o mais lembrado para muitos, muitos acreditam que ela será em breve. Especialistas prevêem que nos próximos dois anos, 5,6 bilhões de dispositivos de IoT pertencentes a empresas e governos utilizarão Edge Computing para coleta e processamento de dados.

Espera-se que o acúmulo de dados da IoT atinja cerca de 507,5 zettabytes (1 zettabyte = 1 trilhão de gigabytes) no próximo ano e a necessidade de processá-los em pontos de coleta locais é o que eleva o uso da computação de ponta.

Mesmo que não tenhamos consciência disso, a computação de ponta já está sendo utilizada em dispositivos que usamos todos os dias, incluindo smartphones, tablets, robótica e máquinas automáticas usadas na fabricação. Mas, a maioria concorda, nós apenas arranhamos a superfície de suas possíveis aplicações - e benefícios.

A IoT é uma “grande promessa” para a área operacional, “onde automação de máquinas e alertas automáticos podem prever problemas com redes, equipamentos e infraestrutura antes que eles se transformem em desastres completos”.

Por exemplo, um operador de bonde em uma grande área urbana pode verificar quando uma seção da pista começa a apresentar falhas e enviar uma equipe de manutenção para substituir essa seção antes que ela se torne problemática. Em seguida, o operador do bonde poderia notificar os clientes por meio de seus dispositivos móveis sobre a situação e sugerir rotas alternativas.

A computação de ponta também está surgindo na área da saúde, à medida que mais organizações coletam dados de dispositivos médicos conectados, IoT e de monitoramento médico.

Os dispositivos médicos da IoT estão constantemente coletando dados e se comunicando com a rede, e ter dados acionáveis quase em tempo real permite que os médicos façam um diagnóstico mais preciso no ponto de atendimento, o que pode levar a um número reduzido de visitas de retorno e economizar dinheiro das entidades.

Evidente que a computação de ponta inclui preocupações de segurança em ambas as extremidades do espectro.

Os defensores da Edge Computing afirmam que ela é mais segura porque os dados não estão viajando pela rede; no entanto, os oponentes afirmam o contrário porque os dispositivos de IoT são mais suscetíveis a terem seus dados roubados já que os mesmos são armazenados in loco.

Enquanto a computação de ponta estimula o debate em torno da segurança cibernética, o futuro da nuvem e o papel dos data centers (e infinitos outros tópicos), poucos podem argumentar que sua adoção, de uma forma ou de outra, é inevitável. A Internet das Coisas está crescendo exponencialmente e precisará de informações em tempo real da computação de borda, especialmente para aplicações como carros autônomos ou na medicina, quando uma fração de segundo pode significar vida ou morte.

2018-05-07Gaunte - Agência de MarketingGaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales https://gaunte.com/images/blog/iot_1.jpg19201080
Gaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales Gaunte - Agência de MarketingUm novo conceito de agência de marketing - especializados em engajamento online, websites, lojas online (ecommerce), otimização para google (seo), mídias sociais, identidade visual e mais.Homehttps://gaunte.comBloghttps://gaunte.com/blogEdge Computing e IoT: O que é e por que isso importa?https://gaunte.com/blog/iot-o-que-e-e-por-que-isso-importa

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

e. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. portfolio

A expertise de uma grande agência sem os custos que inviabilizam o seu projeto.