Lidando com clientes "Hurry Up and Wait!"

by leonardo. Dec 29, 2016 14:48.

lidando com clientes "hurry up and wait!" | gaunte - marketing digital

Toda agência ou freelancer já deve ter passado por uma situação semelhante... você reserva o tempo para um novo projeto em sua agenda, o cliente mal pode esperar para começar... ele assina a proposta e faz o 1o pagamento... tudo está indo bem.

Você começa a trabalhar em um protótipo e está determinado a finalizar a empreitada em tempo recorde, chega a hora de enviar o preview ao cliente e então... silêncio. Quando parecia que tudo estava prestes a acontecer, o cliente se torna difícil (as vezes impossível) de alcançar. O que houve?

Meu amigo, você acabou de conhecer o cliente "Hurry Up and Wait!" onde as idéias perduram no suspense por semanas ou meses de cada vez.

Como designers, temos de lidar com esse tipo de situação mais do que outras profissões. Ninguém chama um encanador para resolver um vazamento na pia e retarda o trabalho por seis meses.

Vamos falar mais sobre esse perfil de cliente e o que podemos fazer para conseguir que o foguete parado decole novamente.

Tem que ser feito agora! ... até que eu tenha que fazer.

Há muitas razões pelas quais um projeto de repente fica em espera. Pode ser que a pessoa que você está lidando pensou que ele(a) seria o tomador de decisão, apenas para ter seus planos frustrados pelo seu chefe. Ou as vezes o tomador de decisão é inseguro e divide com 1, 2, 3 pessoas a aprovação das idéias.

Talvez ocorreu um evento importante que exigiu atenção imediata e total do cliente. A vida acontece.

Mas também há aqueles que são acelerados para fazer as coisas - até que eles se tornem responsáveis pelo próximo movimento. Nesse caso o cliente realmente não responde ao seu protótipo, outras vezes, você vai começar a trabalhar no protótipo final e esperar até o ultimo momento para receber o conteúdo do cliente. De qualquer forma, o projeto bate em uma parede quando cabe ao cliente fazer a sua parte.

Qual é o Holdup?

Muitas vezes, parece que uma mentalidade de design-por-comitê toma posse. Todos na organização querem suas opiniões ouvidas e implementadas. Se não houver um decisor claro no grupo, as coisas tendem a ficar presas. Proteja-se disso, deixe claro ao início do projeto quem é o tomador de decisão.

Falta de Tempo / Recursos

Muitas vezes, a pessoa que você está lidando e depende para realizar pequenas tarefas possui atribuições que vão além desse projeto. Dependendo da organização, pode se tratar de um estagiário ou funcionário não remunerado, e encontrar o tempo, energia e motivação para priorizar pode ser difícil quando há outras coisas a tratar. Defina datas, responsáveis e a quem escalar quando esse tipo de coisa ocorrer.

Não sabendo por onde começar

Ao trabalhar com organizações de pequeno e médio porte, você pode perceber que o cliente nunca fez o tipo de trabalho que está sendo requerido. Por exemplo, talvez nunca tenham escrito uma linha de texto para um site. Assim, eles não têm certeza de quais são as expectativas.

Como direcionar o projeto para frente

Continue movendo-se, torne-se mais proativo em seus esforços, deixe tudo pronto de forma que você possa afirmar "agora só depende de você"

Há um grande risco na espera silenciosa. Enquanto você estiver trabalhando em outros projetos (e continuar a fechar novos), o projeto parado pode retornar à vida quando você menos espera e isso vai interferir na sua agenda corrente.

Claro, você pode dizer ao cliente que dessa vez eles terão que esperar, mas isso pode levar a ressentimentos e não ser um bom presságio para o seu relacionamento futuro.

Linhas de Comunicação

Entrar em contato com seu cliente e descobrir qual é o status do projeto e tentar identificar quaisquer pontos específicos de problemas que eles estejam tendo.

Se houver algo que você possa ajudar, ofereça para fazê-lo. Quer se trate de uma questão de estratégia de conteúdo ou de lidar com um grupo de opiniões variadas - sua experiência poderia ser tanto bem-vinda e muito necessária.

Conclusão

É inevitável que você esteja a caminho de um projeto que vai de full-speed a zero. É parte do negócio. Mas isso não significa que você tem que sentar e esperar. As vezes você precisa ser o único a intensificar e tomar alguma ação. Mostrar sua liderança e o quanto você se importa.

2017-07-07Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/Hurry-Up-and-Wait.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogLidando com clientes "Hurry Up and Wait!"

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp