Linguagem C#: Uma Introdução

by leonardo. May 08, 2017 14:27.

linguagem c#: uma introdução | gaunte - marketing digital

Comparada a outras linguagens de programação, o C# (pronuncia = "see sharp") tem como principal diferencial o fato de ser integrado ao .NET Framework. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença na vida do programador pois de forma rápida e intuitiva ele pode acessar milhares de recursos presentes nas bibliotecas do .NET

Abaixo algumas das vantagens/características que tornam o C# uma linguagem única:

  • O C# é executado no CLR - Common Language Runtime - o que facilita a integração com componentes já citados acima e mesmo aqueles não presentes na biblioteca do .NET
  • A partir do C# o desenvolvedor pode facilmente acessar toda a extensa biblioteca de classes, objetos, componentes, plugins e outros do .NET Framework.
  • Java não possui uma série de ferramentas de construções de linguagem que estão presentes no C#. O que não significa que o Java não tenha sua própria maneira de resolver esses problemas. Mas fato é que o C# é extremamente robusto no apoio a recursos genéricos.
  • C# suporta muitos recursos de linguagem considerados novos, exemplos: expressões lambda (para criar expression tree types and delegates), extension methods (permite a adição de métodos a tipos existentes, que modifica ou cria novos métodos) e query expressions (permite programadores descrever que tipo de dados precisam recuperar de uma determinada fonte). Esta ultima é um grande diferencial.
  • Excelente suporte e documentação o que reduz a curva de aprendizagem para iniciantes na linguagem.

Se você é novo na programação, mas determinado a aprender os fundamentos do C# esse post é um bom ponto de partida.

O que é C# ?

C# é uma linguagem de programação relativamente antiga, porém bastante atualizada o que faz dela uma ferramenta para programadores modernos e que precisam de escalabilidade em seus projetos.

Por assim dizer uma linguagem de propósito geral e puramente orientada a objetos. Ela foi desenvolvida pela Microsoft e seu idealizador foi Anders Jehlsberg.

O C# foi projetado principalmente para a Common Language Infrastructure (CLI) - a idéia era permitir que aplicativos originados do C# pudessem ser executados em vários ambientes de sistema.

Apesar da simplicidade, C# é considerado uma linguagem de programação avançada. Amplamente utilizada e preferida por muitos pelos seguintes motivos:

  • Puramente orientado a objetos e componentes;
  • Linguagem estruturada, fácil de entender;
  • Multiplataforma;
  • Projetado para o único propósito de eficiência;
  • Faz parte do .NET Framework, garantindo sua estabilidade e confiabilidade;
  • Mantida por uma grande organização (Microsoft).

Para que serve o C# ?

C# foi projetado para uso com o .NET e a maioria de seus recursos são integrados com esse framework, tornando-o amigável do C++ .NET e Visual Basic .NET o que torna fácil a migração de aplicações dessas plataformas para o C# e vice-versa.

O C# pode ser usado para quase tudo relacionado à programação. Na verdade, sua flexibilidade é o que o torna um recurso amplo para os servidores/rede TCP/IP.

C# é a 1a escolha dos desenvolvedores quando na necessidade de criar aplicativos para plataforma Windows. Na verdade, a grande maioria das aplicações que você encontrar na loja de apps do Windows são feitas em C#.

Além dos aplicativos do Windows, o C# também suporta a construção de aplicativos web por meio do WebForm e o MVC, este último um aplicativo web desenvolvido pela Microsoft que usa o padrão de arquitetura do modelo-view-controller (MVC).

O que torna o C# tão excepcional ?

Aqui estão as características mais fortes do C# que freqüentemente a tornam a melhor escolha para os desenvolvedores:

  • Condições Booleanas;
  • Biblioteca Padrão;
  • Eventos e Propriedades;
  • Generics que são fáceis de usar;
  • Compilação condicional;
  • Expressões Lambda e LINQ;
  • Otimização Automática do "Lixo" (Automatic Garbage Collection);
  • Assembly Versioning;
  • Gestão de Eventos e Delegação;
  • Indexadores;
  • Simple Multithreading;
  • Integração com o Windows;
  • Partes da Programação em C#.

Antes de avançar seus estudos em C#, é importante saber pelo menos quais são suas partes. Basicamente, um programa/função C# consiste em:

  • Uma classe
  • Declaração de nome
  • Atributos da classe
  • Métodos da classe
  • Expressões e declarações
  • Um método
  • Comentários

Consideremos um dos códigos mais populares na web, o "Hello World"

using System;
Namespace HelloWorldApplication
{
    Class HelloWorld
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            /* aqui vai o seu comentário */
            Console.WriteLine(“Hello World”);
            Console.REadKey();
        }
    }
}

Compilando o código acima o resultado é a frase "Hello World" escrita na tela.

Agora, olhe para as diferentes partes desse programa...

Na primeira linha, a palavra-chave "using" é usada para incluir o namespace "System" no programa. Geralmente, os programadores usam várias declarações "using" na criação de programas.

A declaração de espaço de nome está incluída na próxima linha. Observe que um namespace é composto de classes. A classe, "HelloWorld", está contida no namespace "HelloWorldApplication".

A declaração de classe é incluída logo após, as definições de método e dados para o programa estão contidos na classe, "HelloWorld". Geralmente, vários métodos podem ser encontrados em classes. Esses métodos determinarão como uma classe se comporta. Neste caso, existe apenas um método para a classe "HelloWorld".

Na próxima linha, o método principal é definido, que será o ponto de entrada para todos os programas criados com C#. O método principal determina principalmente o comportamento da classe após a execução.

Os compiladores geralmente ignoram o /* ... */ encontrado no código acima, geralmente é utilizado para adicionar comentários.

O comportamento do "Console.WriteLine (" Hello World ");" é definido pelo método principal. Aqui, WriteLine é uma instrução que permite que a mensagem "Hello, World!" Seja exibida na tela. É um método definido no espaço de nomes "Sistema" e é categorizado na classe "Console".

Por fim, o "Console.ReadKey ();" impede que o programa seja executado e sair rapidamente, a menos que o usuário pressione uma tecla ao iniciar o programa através do Visual Studio .NET.

Por que C# é uma boa opção ?

Em última análise, tudo se resume a sua escolha de linguagem de programação para usar. No entanto, aqui estão alguns insights de programadores que identificaram C# como um grande bloco de construção de habilidades de programação e conhecimento.

Aprendendo a linguagem de programação C# torna mais fácil para iniciantes trabalhar com outras linguagens de programação que são C-based. Outras linguagens C valiosas incluem Objective -C, Java, C, C ++ e muito mais.

Há uma grande demanda por programadores C#. Isso ocorre porque uma vez que um programador aprende C#, ele será capaz de usá-lo em várias plataformas, como Windows, Linux, Android, iOS e outras mais.

O suporte ao cliente da Microsoft faz do C# uma escolha estável, em último caso você tem a quem recorrer. Recursos melhores são incorporados todos os anos, além do conjunto de ferramentas do Visual Studio.

Você pode fazer praticamente qualquer tipo de aplicativo para dispositivos que rodam Windows, iOS ou Android.

A melhor parte sobre C# é que ele tem uma "sandbox" - um recurso que serve como uma rede de segurança interna que salva seu programa quando o seu computador trava. Se você usa Windows, sabe do que eu estou falando :)

Aprender a linguagem de programação C# levará tempo, mas vale a pena. O valor médio pago a um desenvolvedor C# com 2 a 4 anos de experiência é de u$60 a u$90 hora nos EUA.

Animou? Hands on the Keyboard!

2017-07-07Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/linguagem-c-uma-introducao-1.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogLinguagem C#: Uma Introdução

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp