O que é uma API?

by leonardo. Jul 10, 2017 13:34.

o que é uma api? | gauntē marketing digital

API's são heróis desconhecidos do nosso mundo online. Elas conectam bilhões de dispositivos e aplicações de forma segura e são a principal forma de integração de dados na era atual.

Mas o que é exatamente uma API?

Abaixo tentarei explicar de forma simples e mais detalhada. Lembrando que os detalhes de implementação variam dependendo dos requisitos e da complexidade do sistema.

API significa "Interface de programação de aplicativos" ou "Application program interface". A Wikipédia define uma API como "um conjunto de definições e protocolos de subprograma para a construção de interações entre softwares".

As APIs são uma ferramenta maravilhosa para desenvolvedores porque eles simplificam a programação através da abstração. O desenvolvedor tem acesso aos dados, objetos e ações que eles necessitam e não precisam se preocupar com a implementação subjacente. Em suma, uma API protege o sistema que serve os dados permitindo ou negando acesso de acordo com a necessidade.

Uma API é a interface que permite que as aplicações de software se comuniquem entre si. Como um mensageiro que retransmite solicitações e respostas entre duas partes. Veja o exemplo.

Imagine que uma API é um garçom em seu restaurante favorito. Você está sentado à mesa olhando o menu decidindo o que pedir. A cozinha, também conhecida como o provedor, atenderá seu pedido. Mas como a cozinha saberá o que você quer? E como o seu pedido vai chegar até você? Por meio do garçom.

O garçom leva o seu pedido (input), e o entrega à cozinha, que depois devolve a comida (output) de volta para você. O mesmo papel faz a API!

Agora, vamos aplicar isso a um verdadeiro exemplo de API. Digamos que estamos reservando um hotel para uma viagem. O processo de busca de um hotel online é similar, você escolhe o dia em que deseja fazer o check-in, check-out e outras variáveis, como a preferência do quarto.

No processo de reserva do seu quarto de hotel, você está interagindo com o site de reservas que por sua vez acessa o banco de dados de diversos hotéis para verificar se há algum quarto disponível nestas datas. Da mesma forma como você interage com o site de reserva para obter as informações, o site de reservas irá interagir com a API do hotel.

A API é a interface, que entende o que está sendo solicitado, realiza a pesquisa por meio de um comando pré-estabelecido e retorna os dados para o sistema que solicitou.

O mesmo ocorre com todas as interações entre aplicativos, dados e dispositivos - as APIs são o que permitem que estes se conectem, obtenham dados.

2017-07-10Gauntē Marketing DigitalGauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/o-que-e-uma-api.jpg19201080
Gauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGauntē Marketing DigitalCriação de Sites e Lojas Virtuais, Otimização de Busca (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogO que é uma API?

artigos recentes

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.