O que esperar do futuro das Mídias Sociais

by leonardo. Aug 24, 2016 16:50.

o que esperar do futuro das mídias sociais | gaunte - agência de marketing

Muitos de nós crescemos tão acostumados as mídias sociais que parece estranho pensar nisso como um “novo” fenômeno – mas é. Nos últimos 10 anos, um punhado de sites de nicho (direcionados a pequenos grupos sociais) transformaram-se em dezenas de aplicativos e plataformas que conectam milhares de pessoas ao redor do mundo.

É natural pensar que essas redes continuem a existir da mesma forma que são hoje, mas a tendência é que as plataformas continuem mudando – sim, Facebook pode redesenhar seu layout, ou podemos ver um novo processo relacional, apesar do usuário comum não pensar muito a respeito disso. Eu, por outro lado, penso que as mídias sociais estão entrando em sua adolescência e prestes a encontrar-se pela primeira vez.

Eu acho que as mídias sociais ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não vamos ficar perdido nas minúcias de como nós podemos rentabilizar seu uso, ou qual será o próximo aplicativo da moda. Em vez disso, vamos falar sobre algumas possibilidades para o mercado de mídias sociais nos próximos anos.

1. Monopolização

É difícil imaginar uma plataforma chegar e rapidamente dominar o mercado de mídias sociais, da maneira que o Google domina as pesquisa online. Porém a mídia social favorita é claramente o Facebook, então vamos usar o Facebook para ilustrar como isso poderá ocorrer.

O Facebook adquiriu um concorrente importante (Instagram), e é apenas uma questão de tempo antes que ele adquira mais plataformas. Aos poucos, essas plataformas individuais tendem a se transformar e se mesclarem em uma única all-in-one experiência social. Levaria anos para alcançar este objetivo com o mínimo de interrupção do usuário, mas é uma possibilidade.

2. Pay-only visibilidade

Muitas plataformas de mídia social estão começando a cortar a visibilidade orgânica de marcas e empresas, em seu lugar priorizando muito o conteúdo gerado por usuários individuais. Embora marcas como Facebook têm girado isso como uma maneira de fazer o feed de notícias melhor para o usuário médio, um dos maiores efeitos periféricos aqui é que as marcas terão de pagar mais se eles querem continuar a alcançar o mesmo nível de alcance social. Eventualmente, as empresas podem ver a sua visibilidade orgânica cair tão drasticamente que a publicidade paga torna-se a única maneira de atingir um público significativo.

3. Individualização

Já, plataformas de mídia social estão reconhecendo as demandas de customização e personalização em suas bases de usuários. Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, estão dando aos seus usuários mais controle sobre os tipos de conteúdo que aparecem em seus feeds de notícias, ou mesmo dando-lhes o poder de mudar a forma como o seu feed de notícias opera.

No futuro, essas plataformas podem levar isso para um próximo nível, dando aos usuários o poder de criar os seus próprios sistemas de fornecimento de conteúdos, ou mesmo adaptar em tempo real para fornecer intuitivamente o que os usuários individuais quiser.

4. Segmentação

Em contraste com o cenário de “monopolização”, pode também haver um maior grau de segmentação de nicho. Snapchat é um exemplo perfeito disso; que permite aos usuários enviar fotos e vídeos com um punhado de personalizações, privada e, temporariamente, para atender a uma necessidade social muito específica.

Esses especialistas de nicho podem aumentar a conveniência, como isso vão ser capazes de proporcionar experiências novas e diferenciadas de seus concorrentes em massa. Isto significaria uma, ainda maior, diversidade de plataformas no mercado, com pequenas bases de usuários.

5. Realidade Virtual e Aumentada

RV e RA são unanimidade em todas previsões para o futuro da internet e obviamente para as mídias sociais. Portanto não seria de se estranhar ver algo sendo lançado na esfera das mídias sociais.

6. Racionalização

Finalmente, posso imaginar as mídias sociais começando a sangrar em outras áreas de interação digital. Por exemplo, o Facebook já está começando a integrar recursos como artigos instantâneas, assistentes, e até mesmo pesquisa web… tudo para evitar que os usuários saiam da sua plataforma para fazer algo.

Eventualmente, mais aplicativos de mídia social tendem a diversificar as características e serviços que eles oferecem, tornando-se balcões únicos para tudo o que deseja na internet. Novamente, isso levaria anos para se desenvolver, mas seria incrivelmente valiosa para as próprias plataformas.

Conclusão

É difícil dizer com certeza com tantas variáveis em jogo, mas eu estou arrisco a apostar em pelo menos metade dessas tendências, e quando isso ocorrer, cabe a nós repensar a nossa forma de relação com o mercado.

2017-07-07Gaunte - Agência de MarketingGaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales https://gaunte.com/images/blog/tendencias-para-o-futuro-das-midias-sociais.jpg19201080
Gaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales Gaunte - Agência de MarketingUm novo conceito de agência de marketing - especializados em engajamento online, websites, lojas online (ecommerce), otimização para google (seo), mídias sociais, identidade visual e mais.Homehttps://gaunte.comBloghttps://gaunte.com/blogO que esperar do futuro das Mídias Sociaishttps://gaunte.com/blog/o-que-esperar-do-futuro-das-midias-sociais

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

e. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. portfolio

A expertise de uma grande agência sem os custos que inviabilizam o seu projeto.