O que não esquecer quando concluir um projeto web

by leonardo. May 08, 2017 16:47.

o que não esquecer quando concluir um projeto web | gaunte - agência de marketing

Muito simples, certo? Você faz um bom trabalho, o cliente adora, paga e você respira feliz.

Mas o fato é, se você simplesmente desaparecer do radar de seus clientes, você está perdendo oportunidades para novos negócios, depoimentos, referências... coisas importantes que a maioria dos desenvolvedores nunca fazem quando terminam um projeto, e hoje vamos rever quais são elas e por que você deve sempre fazê-las.

Amarre as pontas soltas

A coisa mais importante que você deve fazer quando terminar seu projeto é certificar-se de que seu cliente está 100% seguro para avançar sem você.

Isso significa fornecer-lhes um pacote que inclui tudo o que ele precisa para gerenciar por conta própria (logins do site, arquivos de alta resolução, etc).

Também inclui fornecer-lhes maneiras de resolver eventuais problemas que possam ocorrer sem ter que acioná-lo.

Apesar do que possa parecer, é um desperdício do seu tempo ter um cliente pedindo ajuda para resolver um problema que ele mesmo poderia cuidar. Fato é que muita gente fez e faz dessa prática (pouco profissional) um negócio.

A médio prazo seu cliente percebe que a sua negligência é de fato proposital e a ausência de facilidade acaba por fazê-lo repensar a parceria.

Mantenha a comunicação aberta

As pessoas são muito mais propensos a comprar serviços de pessoas com quem já realizaram negócios antes, trabalhe isso em seu favor. Tudo que você precisa fazer é manter a linha de comunicação aberta para quando ele precisar de você novamente.

Mesmo que via email marketing, ou uma mensagem de feliz ano novo ou aniversário, mantenha-se na lembrança do seu cliente. Se o relacionamento desaparecer a culpa foi sua e você não pode reclamar se ele contratar seu concorrente.

Você pode pensar que você é importante e inesquecível, mas você não é. Você é substituível como qualquer outra pessoa. Além de seu cliente principal (como em, quem assinou seu cheque de pagamento), envie e-mails regulares para qualquer membro da equipe com quem você trabalhou naquele projeto.

Eles serão mais propensos a informá-lo sobre quaisquer novos projetos ou oportunidades que possam ser de seu interesse.

A ajudar o cliente em 1o lugar

Sempre pense sobre como você pode ajudar seus antigos clientes, mesmo que você não esteja mais trabalhando para eles. Envie-lhes informações e apresente-lhes outras pessoas que acha que poderão ajudá-las com suas necessidades. Só porque você não está mais sendo pago por seu antigo cliente, não significa que você ainda não deve tentar ajudá-los de outras maneiras.

Uma ótima maneira de adicionar instantaneamente valor a qualquer tipo de relacionamento profissional é se tornar um conector. O que isso significa é, se há alguém que você conhece quem você sabe que um antigo cliente se beneficiaria de saber, não tenha medo de fazer a conexão e apresentá-los uns aos outros. Seu cliente será grato e você estará no topo de sua mente na próxima vez que uma oportunidade suculenta surge.

Conclusão

É muito mais fácil manter um cliente atual feliz do que é ganhar um novo cliente.

Você deve sempre se esforçar para adquirir novos clientes; No entanto, é fácil ficar preso em um ciclo interminável de prospecção/captação e esquecer totalmente dos antigos clientes.

E esta é uma péssima decisão - significa que você está gastando tempo valioso gerando novos leads em vez de cuidar de quem vai gerar o melhor tipo de propaganda: O boca a boca.

Se você puder reter a maioria de seus clientes atuais, permanecendo em contato e realizando projetos consistentes, raramente essa fonte de leads irá secar.

2017-07-07Gaunte - Agência de MarketingGaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales https://gaunte.com/images/blog/quando-concluir-um-projeto1.jpg19201080
Gaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales Gaunte - Agência de MarketingUm novo conceito de agência de marketing - especializados em engajamento online, websites, lojas online (ecommerce), otimização para google (seo), mídias sociais, identidade visual e mais.Homehttps://gaunte.comBloghttps://gaunte.com/blogO que não esquecer quando concluir um projeto webhttps://gaunte.com/blog/o-que-nao-esquecer-quando-concluir-um-projeto-web

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

e. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. portfolio

A expertise de uma grande agência sem os custos que inviabilizam o seu projeto.