Os domínios do mundo estão acabando. O que fazer quando todos desaparecerem?

by leonardo. Jun 11, 2017 13:19.

os domínios do mundo estão acabando. o que fazer quando todos desaparecerem? | gaunte - marketing digital

É fato, à medida que o uso da internet aumenta os assim chamados domínios ".com" do mundo se esgotam. A nossa língua possui um número finito de palavras significativas, de modo que os nomes das marcas estão se tornando mais do que uma palavra única e elegante: também envolve conhecimento de direitos de propriedade intelectual e muita sorte.

Até mesmo marcas bem conhecidas encontraram desafios para garantir seus domínios preferidos. O Google recentemente renomeou sua empresa matriz Alfabeto do inglês "Alphabet", mas não conseguiu a propriedade do domínio alphabet.com que pertence a BMW. Em 2014, a Microsoft gastou US $ 2,5 bilhões para adquirir a Mojang, empresa sueca criadora do Minecraft, mas não adquiriu o domínio minecraft.com - que pertence a uma empresa australiana de engenharia de mineração, a MineCraft Consulting PTY Ltd.

Outros casos famosos são o da Nissan, que gastou mais de 20 anos tentando adquirir nissan.com de um homem chamado Uzi Nissan, e o da Apple que gastou não menos que 16 anos para adquirir a apple.co.uk de uma empresa britânica chamada Apple Illustrations.

Os acrônimos são ainda mais complicados. Organizações governamentais como CIA.com, NSA.com, FBI.com, Mossad.com e Mi6.com são de propriedade de particulares e empresas. Uma pesquisa do Google da sigla BOA (um acrônimo freqüentemente usado pelo Bank of America) vai assustar pessoas com medo de cobras. ABBA.com não pertence a banda sueca, mas é um acrônimo para a American Bed and Breakfast Association; DND.com não pertence a Dungeons and Dragons; e MOFO.com é realmente seguro de se ver no trabalho, pois é de propriedade do escritório de advocacia, Morrison & Foerster.

É de quem chegar primeiro

Então, por que as grandes empresas não conseguem obter seus domínios mesmo quando o nome este está sob as leis de direitos de propriedade intelectual? Isso ocorre porque a maioria dos registros de domínio operam em uma simples regra: o primeiro a registrar é dono. Embora este modelo seja provavelmente a única maneira justa de atender uma ampla comunidade, ele tem suas desvantagens.

Usemos a Tesla como exemplo. A maioria das pessoas conhece a empresa de Elon Musk, mas poucas pessoas sabem que a empresa foi nomeada em homenagem a Nikola Tesla, o renomado inventor sérvio. Nesse caso Tesla não é uma palavra criada para uma marca - como Jeep, Chapstick ou Jacuzzi - e é mais provável que seja adotado por outros que compartilhem a mesma apreciação pelo inventor. Por exemplo a Tesla Tecnologia e Comunicação possui tesla.com.br (Brasil), a TESLA MR Scanning opera com a tesla.dk (Dinamarca), a Tesla CRM Software GmbH possui Tesla.de (Alemanha) e a Tesla Company possui tesla.gr (Grécia). Em teoria, todos esses proprietários têm tanto direito a um nome de domínio primário Tesla como os outros.

ABBA.com não é o grupo sueco, a DND.com não é de propriedade de Dungeons and Dragons, e o MOFO.com é realmente seguro de exibição no trabalho.

Algumas marcas conseguiram adquirir seus domínios preferenciais através de acordos de capital próprio ou de ações criativas, como Uber, que concordou em trocar 2% das ações da empresa com a Universal Music em troca do domínio uber.com (2% da uber por um domínio que custou US $ 12/ano ... muito bom hein?), ou Slack, que pagou US $ 60.000 pelo domínio slack.com. Outros optarão por métodos menos amigáveis, como processo de resolução de disputas uniformes (UDRP).

Os nomes de domínio são uma parte crítica da infra-estrutura de uma empresa, por isso é tão importante lutar por eles: não somente são a vitrine de uma marca online, mas também desempenham um papel crucial em tudo que envolve a marca, e-mail, comércio eletrônico, SEO e garantir o tão desejado tráfego relevante. Muitas das maiores empresas de hoje empregam "gerentes de nomes de domínio globais" apenas para cuidar de assuntos que envolvem registro de marca, não apenas domínio, mas também contas de mídias sociais.

Mídias Sociais

Assim como os domínios, o nome de usuário das mídias sociais também operam de acordo com o primeiro a registrar é dono, causando semelhante confusão.

Por exemplo, quando Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos EUA em 2016, Mike Pence também ganhou seu lugar como vice-presidente. Outro vencedor foi um residente da Flórida - ele se descreve como um "desenvolvedor de software, vovô e amante da natureza". Não possui envolvimento com política e opera a conta @mikepence no Twitter.

Oi, eu sou Mike Pence. Não, não aquele. @mikepence

Sem dúvida o caso mais interessante é o do co-fundador do Twitter, Jack Dorsey que também não é o proprietário de seu nome @jackdorsey no Twitter... enfim, se o CEO do Twitter não tem controle sobre seu usuário, que esperança nos resta?

O futuro do .com

Para amenizar esses desafios, grandes empresas começaram a investir em soluções para o futuro. Novas extensões de domínio como .io .co .biz .inf e .net mostraram um bom resultado, enquanto outras como .club e .rodeo ainda estão tentando encontrar um segmento mais amplo.

Em 2014, a ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, que supervisiona o DNS primário e a regulação de IP para a internet, introduziu uma série de novos e genéricos nomes de domínio de nível superior (gTLDs). Isso adicionou mais opções a um conjunto de nomes de domínio. Nesse mesmo período a ICANN viu mais de 600 marcas gastarem mais de US $ 100 milhões em taxas de inscrição para extensões de nomes de domínio relacionados à marca. Nike agora possui .nike, BMW possui .bmw e McDonald's possui .mcdonalds

Nos próximos anos, vamos ver o quanto essa mudança de fato impactou o mercado, na medida que as marcas passam a usar suas extensões. Aplicações para novos gTLDs já fecharam, mas não deve demorar muito até que a ICANN abra novamente.

Enquanto isso, as pessoas continuarão a contactar Minecraft Austrália para o suporte ao jogo, etiquetar @mikepence em suas discussões políticas.

2017-11-29Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/os-dominios-do-mundo-estao-acabando.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogOs domínios do mundo estão acabando. O que fazer quando todos desaparecerem?

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp