Perguntas e respostas sobre o Ransomware

by leonardo. May 17, 2017 14:16.

perguntas e respostas sobre o ransomware | gaunte - marketing digital

Especialistas afirmam que ataques em larga escala como o que ocorreu com o Ransomware podem voltar a ocorrer muito em breve.

Nesse artigo vamos entender o que ocorreu e como se proteger de tais ataques.

O que é o Ransomware ?

Ransomware trata-se um programa malicioso "malware" que bloqueia os arquivos de um computador até que um "resgate" seja pago. Não trata-se de algo novo, mas a escala deste ataque pelo malware WannaCry é o que chama atenção.

Qual foi a escala do ataque?

Citado como "sem precedentes", pela Europol. A mesma informou que acredita-se haver mais de 300.000 vítimas em 150 países. No entanto, esse número é um cálculo baseado nos relatórios atuais e tende a crescer na medida que as organizações identifiquem e reportem o problema.

O malware não provou ser lucrativo para seus proprietários até agora. As contas configuradas para receber pagamentos de resgate - $300 (£230) em moeda virtual Bitcoin foi exigido para cada máquina infectada - continha cerca de $30.000 quando visto pela BBC. O que sugere que a maioria das vítimas não pagou.

Meu computador está em risco?

O WannaCry infecta apenas máquinas que executam windows. Se você não atualizar o sistema operacional, então você corre risco.

Você pode se proteger executando atualizações, usando firewalls, software anti-vírus e sendo cauteloso ao ler mensagens enviadas por e-mail.

Faça backup regularmente dos seus dados para que você possa restaurar arquivos sem ter que pagar se você estiver infectado, pois não há garantia de que pagar o resgate resultará em desbloqueio de seus arquivos.

Como o ataque se espalhou tão rápido?

Ao contrário de muitos outros programas maliciosos, o WannaCry tem a capacidade de mover-se em torno de uma rede por si só. A maioria dos malwares dependem de seres humanos para se espalhar, enganando-os para clicar em um anexo que abrigam o código de ataque.

Uma vez que o WannaCry está dentro de uma organização, ele vai "caçar" máquinas vulneráveis e infectá-las. Isso talvez explique por que seu impacto é tão público.

Por que as pessoas não estavam protegidas?

Em março, a Microsoft emitiu um patch gratuito para tratar a vulnerabilidade que foi explorada pelo ransomware. Acredite ou não o WannaCry foi construído para explorar um bug encontrado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, que ja havia sido repassado a Microsoft e resolvido.

Quando os detalhes do bug foram a publico, muitos pesquisadores de segurança previram que isso levaria à criação de worms de ransomware auto-iniciados. E foi o que provavelmente aconteceu, pode ter levado apenas um par de meses para hackers maliciosos criassem o malware.

Inicialmente, pensava-se que várias vítimas estavam usando o Windows XP, uma versão muito antiga do sistema operacional Windows que não é mais suportada pela Microsoft. No entanto, de acordo com o especialista em segurança cibernética Alan Woodward, da Universidade de Surrey, as últimas estatísticas sugerem que este número é realmente muito pequeno.

Fato é que grandes organizações têm que testar os patches de segurança antes de instala-los para garantir que estes não irão interferir no funcionamento de suas redes, o que pode ter contribuído para a expansão do malware.

Quem estava por trás do ataque?

Ainda não é conhecido, mas alguns especialistas dizem que não era um malware particularmente sofisticado. O ataque foi acidentalmente descoberto por um pesquisador de segurança, rapidamente contido e colocado em quarentena na caixa de areia (sandbox) - um ambiente seguro onde os especialistas de segurança pode observar o comportamento do malware.

Ransomware tem sido um dos ataques favoritos dos assim chamados cyber-ladrões por algum tempo, uma vez que lhes permite lucrar rapidamente com a infecção graças ao uso da moeda virtual Bitcoin, que é difícil de rastrear.

2017-07-07Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/perguntas-e-respostas-sobre-o-ransomware.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogPerguntas e respostas sobre o Ransomware

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp