Porque eu amo o UI/UX design

by leonardo. May 09, 2017 12:02.

porque eu amo o ui/ux design | gaunte - marketing digital

Quase todo mundo tem smartphone, estão em seus bolsos em suas mãos em frente aos olhos quase que a cada minuto. Todos tem Instagram, Facebook e alguns Twitter. Sua familia, seus amigos, seu companheiro(a) e até o seu filho(a). O que torna mais fácil explicar o que você faz, não é mesmo?

Amigo: "Então, o que é mesmo que você faz?"

Você: “Eu desenho e desenvolvo aplicativos para smartphone. Você sabe, tipo o Facebook ou Instagram...”

Amigo: Wow!

Exemplos bobos a parte... o fato é que você passou anos tentando explicar para a sua tia de 60 anos o que você faz ou o que você estudou todos aqueles anos na faculdade. Quão frustrante era ouvir "Ahh, então você trabalha com computador..."

Finalmente! nós temos algo para nos orgulhar, e mais do que isso temos um representante a altura da nossa profissão, Steve Jobs.

No entanto, quem trabalha com UI/UX pode afirmar que não é para todos, assim como ser músico não é para todos, inclusive eu :)

Abaixo algumas características/motivos que me fazem apaixonado pelo UI/UX, confira:

1. Capacidade analitica

Muitas são as vezes que eu acredito analisar aspectos de uma aplicação até mais do que deveria. Pensar em todos os cenários possíveis e gastar horas pensando em uma solução para um problema que nem sequer ocorreu.

O resultado de uma interface é crucial para o sucesso de uma companhia. Não trata-se apenas de algo para clicar e ler, mas que precisa ser operado, manuseado de forma simples e intuitiva. Não importa quão apertado é o seu prazo, não tome atalhos, analise o máximo que puder.

2. Estudo de personas

Você se interessa pelas pessoas? O que elas pensam e como elas agem em determinada situação? O que as deixa felizes e tristes? Então você pode ser psicólogo ou UI/UX designer :)

Até existe um termo em inglês para isso "walk on my shoes" que nada mais é do que entender e antecipar os obstáculos que o seu cliente pode e provavelmente vai ter ao longo do uso da aplicação.

Uma grande parte do trabalho do designer de interfaces é ter empatia pelo usuário e literalmente advogar por ele durante o desenvolvimento do app. Uma tarefa difícil, pois engenheiros de software tendem a não ser receptivos a críticas vindas de membros da equipe, mesmo que estes representem o cliente.

3. Sempre antenado

Estar online e antenado é fundamental. Uma grande parte do trabalho é observar, identificar lapsos de idéias mal aproveitadas, tendências. UI/UX é também criatividade aliada a tecnologia, é o que vemos em nosso dia a dia nos carros, nos celulares... formas, movimento, cores, texturas.

Não tente ser original, apenas tente ser bom no que faz.Paul Rand

4. Mais tempo

Se você aprecia o seu tempo livre e não gosta de ficar até tarde finalizando aquele projeto que ficou atrasado, você irá descobrir que a vertente do UI/UX dentre todas as opções do Design é bem menos exigente nesse aspecto. Não significa que isso não irá ocorrer, mas geralmente ocorre bem menos do que para Graphic Designers, Editores de Video e outros :D

Aplicativos como Sketch e Adobe XD salvam um enorme tempo e possuem interface simples e rápida. Sao leves, vetorizados e graficamente simples de se trabalhar.

5. Vontade de aprender

Em grande parte do mundo, inclusive Brasil ainda não existe (que eu saiba em 2017) uma educação formal em UI/UX. Talvez alguns cursos superficiais aqui e ali, poucos livros e tal... Você pode tentar achar grupos que discutem o assunto e alguns posts como esse, mas ainda não é algo difundido. O que fazer?

Mãos a obra! Aprimore o seu inglês (sem ele você vai ficar ilhado) e estude o que puder pela internet. Novos conceitos e descobertas estão sendo feitas a cada dia, mantenha-se a frente.

Aqui vão alguns sites que eu recomendo a leitura pelo menos mensal.

6. Você não precisa ser um expert em desenho

Admita... nem todo estudante de design sabe desenhar, "minimalismo" e "abstrato" não é desculpa :) no fundo desenham mal, e não há problema nisso. Um designer não é necessariamente um artista nem um ilustrador. E é exatamente por isso que o UI/UX pode ser um excelente caminho para você.

Dependendo do projeto você pode utilizar muitos recursos como, design kits, mockups, familia de ícones, templates e outros que aceleram o desenvolvimento e em nada diminuem o resultado final.

Conclusão

Se você ama o seu trabalho desenhando logos, ícones, vetores continue nele. Sempre vai haver demanda para o design convencional não importa o que aconteça. Mas nada impede que você aprenda um novo skill que certamente será trazido a mesa quando um novo projeto estiver sendo discutido.

UI/UX é um super trend, mas não estude por esse motivo e sim porque voce se importa com os aspectos funcionais do design.

2017-07-07Gaunte - Marketing DigitalGaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/porque-eu-amo-o-ui-ux-design.jpg19201080
Gaunte - Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGaunte - Marketing DigitalGaunte é uma Agência de Marketing Digital Moderna. Websites, Lojas Virtuais (eCommerce), Otimização para Busca Google (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogPorque eu amo o UI/UX design

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

Ao entrar em contato conosco você não estará assumindo nenhum compromisso.
artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

whatsapp call whatsapp