Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?

by leonardo. Sep 14, 2017 22:22.

qual linguagem de programação devo aprender primeiro? | gauntē marketing digital

Uma pergunta comum nos fóruns de programação é "Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?". No entanto, para começar a conversa, essa é a pergunta errada para se fazer. A questão mais apropriada seria: "Que linguagem eu preciso aprender para o objetivo XYZ ?"

Uma linguagem de programação é apenas uma ferramenta projetada para ajudar a resolver um determinado problema lógico e existem literalmente milhares de linguagens. Cada uma projetada para resolver um determinado tipo de problema, algumas podem ser absolutamente erradas, mas a maioria das sintaxes linguísticas são muito semelhantes e realizam tarefas de maneira diferente com base nas características do problema.

Este é um ponto importante para muitos engenheiros de software iniciantes...

Encontre a ferramenta certa para o trabalho

Pré-requisitos

Enquanto alguns dizem 'Just do it', eu acho que existem alguns pré-requisitos para qualquer novo engenheiro de software.

Você precisa se sentir muito confortável com o sistema operacional de sua escolha. Entender o básico sobre os arquivos de estrutura do sistema e principalmente saber os princípios básicos da linha de comando.

Se você não está à vontade com a fundação da aplicação, começar a desenvolver pode ser uma experiência frustrante. Às vezes, as coisas simplesmente não funcionam! Coisas simples, como instalar um pacote de linguagem pode falhar e você precisará investigar dentro do sistema operacional.

Você precisa mesmo codificar?

Então você decidiu continuar, ótimo! Antes de falar sobre algumas linguagens de programação, gostaria de perguntar: "Você ainda precisa aprender a programar?". Digo isso porque dependendo do tipo de projeto talvez nem mesmo seja preciso aprender programação. Isso geralmente inclui pessoas que só querem criar um blog, um site de comércio eletrônico ou empresários que desejam montar um projeto piloto.

Para blogueiros e empresários de comércio eletrônico, eu recomendaria o uso de software "off-the-shelf" em vez de tentar aprender os bugs de uma linguagem de programação. Nesses casos o tempo é a chave do sucesso, e chegar ao mercado rápido é mais importante do que aprender de fato a programar.

Um dilema comum, comprar ou desenvolver a solução? Desenvolva se tiver tempo e recurso, compre-a caso não.

Encontrar a linguagem certa

Abaixo algumas situações comuns...

A) Construindo um site

Para construir um site, a primeira coisa que você precisa é HTML/CSS/JavaScript. Todo navegador interpreta essa sintaxe e é o que outras línguas acabarão por escrever.

Depois de aprender os conceitos básicos de front-end, você vai querer descobrir páginas dinâmicas, que nada mais é do que saber como fazer um site responder à interação com o usuário. Algumas linguagens comuns usadas para sites dinâmicos são: PHP, Ruby, JavaScript e Python.

B) Criando uma aplicação móvel/desktop

Escolher um linguagem para aplicações móveis e desktop depende em grande parte da plataforma que você está direcionando.

Para a família de produtos Apple (iPhone, iPad, Macs, AppleTV), a linguagens comuns são Obj-C, Swift e JavaScript. Já para dispositivos Android, Java e para Windows, é em sua maioria C #.

C) Games desktop/celular

Em grande parte, o desenvolvimento de jogos é principalmente em C ++. Houve tentativas de construir jogos usando o JavaScript nos últimos anos, mas quando se trata de jogos avançados para desktops e consoles, o C ++ é o caminho a seguir.

Quais são as linguagens usadas em indústrias específicas?

A) Pequenas e médias empresas

A maioria desses negócios está em busca de desenvolvimento web de baixa complexidade, geralmente utilizam um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) baseado em PHP ou um aplicativo hospedado (Wix, Shopify, Wordpress.com).

B) Startups

Normalmente as startups usam PHP, Ruby, JavaScript e Python. Não é muito comum que startups usem C # ou Java, devido a falta de uso do Windows como um sistema operacional para servidores já que a maioria dos servidores roda Linux e, até recentemente, aplicações C # não eram executadas no Linux. O Java geralmente não é usado porque outras linguagens, como o PHP, são mais fáceis de implementar.

C) Grandes empresas

Tendo trabalhado com grandes clientes posso sinceramente atestar sua afinidade por usar produtos C # e Microsoft. Além do C #, você verá grandes empresas adeptas do Java. Algumas estão lentamente introduzindo linguagens como Ruby e Python mas, em geral usam C # e Java, isso devido a clientes corporativos procurarem ecossistemas suportados como o Windows.

D) Finanças

Uma exceção às grandes empresas são as empresas financeiras. Dependendo do tipo de indústria, você verá um avanço no uso de Python, Java, C #, Scala e R.

Qual linguagem paga melhor ?

Na maioria das vezes, o salário não está relacionado a linguagem que você domina. Se você estiver em uma indústria que está em declínio, a empresa não terá dinheiro para pagar, independentemente do linguagem que você conhece. Procure indústrias bem remuneradas (finanças e tecnologia).

Escolha uma linguagem

Com sorte, você terá reduzido as opções.

Na minha opinião a melhor forma de escolher uma linguagem é utilizar suas respectivas aplicações e ver qual lhe agrada mais em termos de usabilidade e lógica.

Se você ainda tiver um problema, tente usar esta ferramenta: http://www.wfplsiu.com

2017-09-14Gauntē Marketing DigitalGauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/qual-linguagem-devo-aprender-primeiro.jpg19201080
Gauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGauntē Marketing DigitalCriação de Sites e Lojas Virtuais, Otimização de Busca (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogQual linguagem de programação devo aprender primeiro?

artigos recentes

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.