UX - Pensando de baixo para cima

by leonardo. Apr 19, 2017 10:03.

ux - pensando de baixo para cima | gaunte - agência de marketing

Em UX (User eXperience), falamos de personas do usuário. De forma simples, uma pessoa é na verdade uma das muitas pessoas que acabaria por usar um produto ou interface que você está projetando.

Para ilustrar, se o facebook ainda fosse um projeto no laptop de Mark Zuckerberg hoje, um designer de UX seria responsavel por criar personas que provavelmente estariam interessados em mídias sociais e o por quê... um adolescente, uma dona de casa, um graduado desempregado - todos esses seriam personas para o futuro facebook.

Sob a ótica de um empreendedor, esse artigo que você está lendo é um produto e você é o usuário. Mas quem é você? Por quê você está lendo isso? O que fez você clicar no link para o artigo? Foi a palavra-chave Empreendedor? Era apenas tédio? Como o designer do "produto", eu preciso saber, com antecedência. Sem esse conhecimento prévio, meu produto (artigo) está condenado mesmo antes de chegar à internet.

Vamos aprofundar a nossa análise... quem é "você"? Deixe-me adivinhar.

  • Um graduado desempregado procurando uma saída através de negócios.
  • Uma pessoa empregada insatisfeita com o seu trabalho e quer começar a iniciar o seu próprio negócio.
  • Você está OK com seu trabalho por enquanto, mas quer começar um negócio paralelo, apenas no caso de...
  • Você é realmente apaixonado pelo empreendedorismo e nunca trabalharia para mais ninguém além de si mesmo.
  • Você já está executando seu próprio negócio, mas está falhando. A manchete foi um incentivo imediato e você só tinha que ler o artigo.

Na realidade, eu não tive que criar tantas personas antes de escrever este artigo... talvez sim, mas é mais provável que nenhuma das pessoas acima gritou seu nome.

E por mais que isso pareça muito trabalho apenas para escrever um artigo, esse é o caminho que grandes empresas tem seguido antes de lançar algum produto ou investir em algum novo segmento, estudo de mercado nada mais é do que alocar seus recursos e gerar produtos baseado no perfil de cliente que você deseja.


Verdade seja dita, empreendedores são tolos. Eles ousam imaginar a criação de um mundo melhor a partir de um produto/serviço. E acrescentam: o mundo vai amar isso! E quando ninguém faz, ficam surpresos.

Mas hey ... estamos juntos nessa. Eu mesmo já tive meus momentos "vou ficar rico!" e ainda não desisti :) conheço o sentimento, a rejeição, a frustração.

Comece a pensar de baixo para cima (cliente > produto) e suas chances de sucesso serão maiores.

2017-07-07Gaunte - Agência de MarketingGaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales https://gaunte.com/images/blog/ux-pensando-de-baixo-para-cima-gaunte.jpg19201080
Gaunte - Agência de Marketinghttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsales Gaunte - Agência de MarketingUm novo conceito de agência de marketing - especializados em engajamento online, websites, lojas online (ecommerce), otimização para google (seo), mídias sociais, identidade visual e mais.Homehttps://gaunte.comBloghttps://gaunte.com/blogUX - Pensando de baixo para cimahttps://gaunte.com/blog/ux-pensando-de-baixo-para-cima

Gostou desse artigo?
Inscreva-se em nossa Newsletter.

Eu concordo em receber boletins mensais da Gaunte.com, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento.

2. whatsapp

whats.me/gaunteweb

3. form online

gaunte.com/contato

e. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.

artigos artigos
fechar

artigos recentes

contato gaunte contato

d. portfolio

A expertise de uma grande agência sem os custos que inviabilizam o seu projeto.