Web Design. O que fazer e o que não fazer.

by leonardo. Aug 17, 2017 22:00.

web design. o que fazer e o que não fazer. | gauntē marketing digital

O web design é um assunto extenso. Há muitas variáveis a serem consideradas ao criar um site. Para simplificar um pouco esta tarefa, preparei uma lista do que fazer e não fazer que qualquer pessoa pensando em testar suas habilidades como web designer deve levar em conta. Vamos começar!

O que fazer

1. Forneça uma experiência semelhante, independentemente do dispositivo

Visitantes chegam ao seu site de formas diferentes usando dispositivos diversos. Eles podem visitar seu site usando PC ou laptop, tablet, telefone e agora até mesmo em seus relógios LOL. Uma grande parte do trabalho do designer de UX é garantir que, independentemente de como o visitante veja o seu site, este deve ter uma experiência similar.

Se um visitante estiver vendo o seu site em seu smartphone, eles poderão encontrar tudo o que eles precisam sem problemas, como eles fariam se estivessem visualizando seu site em sua área de trabalho em casa.

2. Crie uma navegação clara fácil de usar

A navegação é uma pedra angular da usabilidade. Lembre-se, não importa o quão bom o seu site é se os usuários não conseguem encontrar o caminho deles. É por isso que a navegação no seu site deve ser:

  • Simples, evitando páginas em excesso e conteúdo irrelevante.
  • Limpa, as opções de navegação devem ser evidentes para os visitantes.
  • Consistente, o menu deve ser similar em todas as páginas fornecendo opções de volta e links relacionados.
  • Intuitiva, tenha certeza que o menu sera facilmente identificado e utilizado.

Crie sua navegação de uma forma que visitantes cheguem onde desejem com a menor quantidade de cliques possíveis.

3. Alterando a cor dos links visitados

Os links são um fator chave neste processo de navegação. Quando os links visitados não mudam de cor, usuários podem retornar involuntariamente as mesmas páginas já visitadas.

Conhecer os locais do passado e do presente torna mais fácil decidir para onde seguir.

4. Facilite a leitura das suas páginas

Quando usuários visitam seu site, eles são mais propensos a escanear rapidamente a tela e quando nao encontram o que procuram maiores são as chances de abandonarem sua página. E você, como designer, pode evitar isso, criando uma boa hierarquia visual. A hierarquia visual refere-se ao arranjo ou apresentação de elementos de uma maneira que implica importância (por exemplo, onde os olhos devem focar primeiro, segundo, etc.).

Assim sendo, destaque o que é importante, como: títulos de tela, formulários de login, itens de navegação e outros elementos.

5. Verifique todos os links

É frustrante quando clicamos em um link e nos deparamos com uma página de erro 404. Quando os visitantes estão à procura de conteúdo, eles esperam que todos os links funcionem.

6. Certifique-se de que os elementos clicáveis são intuitivos

Essa prática é bastante comum, elementos visuais que parecem ser links ou botões mas não são clicáveis, ou palavras sublinhadas que não são links podem facilmente confundir os usuários.

Os visitantes precisam saber quais áreas da página são conteúdo estático e quais áreas são links ou ações. Cuide de tornar os elementos clicáveis óbvios para os usuários.

O que não fazer

1. Deixe seus visitantes aguardando o conteúdo carregar

A paciência do usuário de internet é muito pequena.

Se os visitantes tiverem que esperar o seu site carregar, eles ficarão frustrados e provavelmente o abandonarão se ele não carregar rápido o suficiente. Mesmo o indicador de carregamento mais intrigante pode forçar os usuários a abandonar o site se o carregamento demorar muito.

2. Abra o link em uma nova aba

Esse comportamento grosseiro sobrecarrega o navegador do cliente e desabilita o botão Voltar, que é a maneira natural dos usuários retornarem à pagina anterior.

3. Deixe a promoção roubar o show

Promoções e anúncios podem ofuscar o conteúdo que estão ao seu lado e tornar mais difícil para os usuários realizarem tarefas. Para não dizer que qualquer coisa que pareça uma propaganda é geralmente ignorada pelos usuários (o fenômeno é conhecido como blind blindness).

A não ser que a fidelidade do cliente nao seja sua prioridade evite inundar sua página com banners e anúncios.

4. Sequestrar a barra de rolagem

Sequestro de rolagem é quando designers manipulam a barra de rolagem para se comportarem de forma diferente. Isso pode incluir efeitos animados, pontos de rolagem fixos e até mesmo um redesenho da própria barra de rolagem.

A rolagem sequestrada é uma das coisas mais irritantes para muitos usuários, uma vez que modificam a forma como este controla sua interação. A não ser que seja absolutamente necessário (ex: site do Mac Pro), evite essa prática.

5. Reproduzir automaticamente vídeos com som

Reproduzir vídeos automaticamente irritam os usuários, com música ou sons no fundo é ainda pior. Elementos audio/visuais devem ser utilizados com moderação e somente quando apropriado e esperado.

6. Sacrifique a usabilidade por causa da beleza

O design de um site ou interface de usuário nunca deve interferir com a capacidade do usuário de consumir o conteúdo. Cuide do contraste entre conteúdo e fundo da pagina, disposição das imagens, esquemas de cores que dificultam a leitura ou a tipografia mal estudada.

7. Use texto, imagens e anúncios gritantes

Conteúdo que pisca, brilha, movimenta não só pode causar um imenso mal estar como é irritante ou perturbador para os usuários em geral.

Chame atenção sem apelar!

2017-08-17Gauntē Marketing DigitalGauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsaleshttps://gaunte.com/images/blog/web-design-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer.jpg19201080
Gauntē Marketing Digitalhttps://www.instagram.com/gauntewebhttps://www.facebook.com/gauntewebhttps://twitter.com/gauntewebhttps://plus.google.com/+gauntewebhttps://flipboard.com/@leowebguy/marketing-digital-uit17mblyhttps://gaunte.com/images/gaunte-logo-b1.png25284+55-71-4042-0012contato@gaunte.comsalesGauntē Marketing DigitalCriação de Sites e Lojas Virtuais, Otimização de Busca (SEO), Mídias Sociais, Identidade Visual e mais.HomeBlogWeb Design. O que fazer e o que não fazer.

artigos recentes

d. contato

Quer saber mais? Entre em contato, nós cuidamos do resto.